-
Pintura religiosa
- Voltar
Documentos
Metadados
Miniatura
Número de registro
3005
Denominação
Pintura religiosa
Título
Nossa Senhora da Conceição
Fabricante
Ver Autor
Descrição
Pintura Religiosa, representando Nossa Senhora da Conceição. Pintura a óleo sobre tela, em moldura de madeira talhada e encerada. Ao centro da representação, circundada por 20 querubins, figura feminina, jovem, de pé, com o corpo ligeiramente voltado à direita e a cabeça voltada à esquerda, aureolada por círculo interceptado por sete estrelas, com os cabelos castanhos longos, cobertos por véu curto, em tons de azul claro; rosto oval, olhos semi-abertos, com o olhar direcionado para baixo, sobrancelhas castanhas, nariz fino, boca pequena cerrada, em tom vermelho, orelha esquerda aparente, e bochechas rosadas; traja túnica de cor branca, longa, de mangas curtas, deixando entrever, sob ela, camisa justa, de mangas compridas, na cor vermelha; sobre a túnica, manto longo, em tons de azul, apoiado sobre os ombros e envolto em seu braço esquerdo; braços flexionados, com as mãos em posição de oração, unidas pelas pontas dos dedos, à altura do peito. Nossa Senhora apóia-se sobre o globo terrestre em tons de azul, encimado pelos cornos da lua crescente (invertidos) em tom creme, e circundado pela serpente em tons de verde, que apresenta a cabeça à esquerda, voltada para baixo, tendo os dentes e a língua vermelha aparentes. Sob o globo, três querubins, estando o do centro com a cabeça direcionada para Nossa Senhora, e os demais direcionando o olhar para os lados, com os cabelos castanhos curtos, nariz arrebitado e bocas cerradas, além de asas em tons de vermelho, azul e branco. Ladeando a figura de Nossa Senhora, dispostos verticalmente em três faixas, apresentam-se seis grupos de querubins, três de cada lado. À esquerda da pintura, de cima para baixo, aparecem sete querubins, os três primeiros na parte superior, tendo dois deles cabelos castanhos claros e, o terceiro, cabelos castanhos escuros, estando um deles de perfil, o segundo com o olhar voltado à Nossa Senhora e o terceiro olhando para frente; possuem asas em tom vermelho; o quarto querubim direciona o olhar à Imaculada e possui asas brancas; o quinto, o sexto e o sétimo encontram-se dispostos em triângulo, com asas vermelhas e brancas. À direita da pintura, outros dez querubins também participam da cena religiosa, dispostos verticalmente, sendo os dois superiores em tamanho menor e com asas brancas e vermelhas, e os três seguintes se entreolham e possuem asas nos mesmos tons dos anteriores; o sexto e o sétimo, um com olhar direcionado à Imaculada, e o outro com olhar voltado para baixo, com asas vermelhas e azuis; os querubins posicionados na parte inferior, correspondentes ao oitavo, nono e décimo, encontram-se dispostos em triângulo, e possuem asas azuis, vermelhas e brancas, respectivamente; todos estão inseridos em nuvens brancas e acinzentadas. Fundo da pintura em torno da cabeça de Nossa Senhora, em tom amarelado. Obra sem assinatura. Moldura em madeira talhada e frisada, de formato retangular. Estado de conservação: Bom. Recebeu tratamento de restauração no ano 2000. Há Relatório da restauração arquivado no Laboratório de Conservação e Restauração do Museu.
Descrição revisada por Janine Ojeda em 01/12/2019 para lançamento do Tainacan em 06/12/2019.
Classificação
Estilo
Altura (cm)
153.5
Largura (cm)
84.9
Material
Técnica
Estado de conservação
Bom
Local de produção
Complemento - Local de produção
Data de produção
Data de aquisição
2004