Descrição
Ex-voto (Pintura), representando cena votiva do milagre que fez São Francisco de Paula a Maria da Cunha. Pintura a têmpera sobre placa de madeira (cedro) talhada e moldura de madeira talhada e pintada. A cena retrata, à esquerda, figura feminina, jovem, deitada sobre o leito com dossel (no gênero do mobiliário português do século XVII, de influência hindu), possivelmente de metal, com quatro montantes altos, delgados e lisos, terminados em piões torneados, coberto por dossel com faixa de tecido recortada e franjada, de cor escura, decorada por motivos florais (semelhantes a margaridas). O topo da cabeceira é ornado por motivos fitomórficos, recortados e vazados, encimados por uma pequena cruz. A enferma encontra-se deitada de lado, com a cabeça voltada à sua direita, apoiada sobre um travesseiro, com o corpo coberto por manta de cor clara decorada com motivos fitomórficos em vermelho, tendo a borda contornada com faixa em tons de amarelo, pendendo de cada um dos ângulos aparentes da manta uma borla. À direita da cena, em posição mais elevada, figura masculina, representando São Francisco de Paula, de pé e de frente, com a cabeça circundada por raios de sol e coberta por capuz, trajando hábito da Ordem Franciscana, em tom marrom, cintado por cíngulo de três nós, de onde pende um rosário de contas pretas; sobreposto ao hábito, escapulário curto, em tom marrom. São Francisco tem sobrancelhas, barba e olhos castanho-escuros e a boca cerrada, em tom vermelho; tem os braços estendidos à frente, tendo, na mão direita, a palma do martírio, em tom verde, e, na mão esquerda, uma cruz em tom marrom. Fundo da cena pintado em tons de marrom-claro e bege. No canto inferior à direita da cena, a seguinte inscrição em letra gráfica manuscrita, em tinta marrom. Moldura de madeira (cedro?) talhada e frisada, pintada nos tons de vermelho, marrom e branco, marmorizados. Observação: Tanto o ambiente retratado quanto a qualidade da pintura, denotam uma certa erudição.