Descrição
Descrição Vanessa: Oratório de Esmolar, confeccionado em madeira talhada, pintada. Oratório constituído por caixa de madeira aberta na frente, com estrutura externa retangular, base retilínea, pintada externamente em tons de verde, vermelho e branco, marmorizada. Alça de sustentação em ferro na parte superior. Faces laterais externas pintadas de verde e com botơes de madeira. Costas lisas, sem acabamento e sem pintura. O oratório tem, internamente, as laterais, o fundo e o teto pintados de branco, apresentando por ornamentação rosas vermelhas com folhagens verdes.
Descrição Janine: Oratório de esmolar, portátil, em madeira talhada e pintada. Caixa retangular, com frontão encurvado, sem porta e com cimalha reta. Arremate superior em arco pleno com vestígios de pintura. Nas laterais, botơes de madeira com local para o encaixe de correias de couro ou corda (atualmente inexistentes), e pintura em tom verde. Fundo do camarim, incluindo a parte interna do teto do oratório, em tom claro com ornamentação de rosinhas de malabar, nos tons vermelho e verde. Parte posterior do objeto retilínea.
Obs: “TAINACAN - Campo 'Descrição' revisado pela museóloga Janine Ojeda em 13/11/2019 para lançamento do Tainacan em 6 dezembro de 2019.” Adotada a descrição de Janine com atualizaçơes.
Observação: No interior do Oratório encontra-se colada a imagem de Nossa Senhora da Conceição de Nº de inventário 1461. Cabe observar que no fundo do camarim do oratório há marcas de uma gaveta. Possivelmente o vendedor do oratório incluiu o pino existente onde se encaixa a imagem devido à falta da gaveta. Há também orifícios talvez de uma porta que existia anteriormente. Em virtude de orifícios existentes, pode ter tido porta.