-
Cristo de roca
- Voltar
Documentos
Metadados
Miniatura
Número de registro
1660
Denominação
Cristo de roca
Título
Nosso Senhor Dos Passos
Fabricante
Ver Autor
Descrição
Cristo de roca, em madeira talhada, esculpida e pintada, e fibra têxtil (tecido), representando Nosso Senhor dos Passos. Imagem com os braços articulados nos ombros e nos cotovelos e a perna direita articulada na altura do joelho, apresentando talha apurada e policromia nas partes não cobertas pela vestimenta (cabeça e pescoço, antebraços e parte inferior das pernas); o restante do corpo apresenta talha rústica e monocromia em tom amarronzado. Descrição iconográfica: figura masculina, com a cabeça e o olhar direcionados para frente, cabelos e barba semilongos, entalhados com mechas definidas, pintados de preto; boca pequena, pintada de vermelho; nariz afilado; sobrancelhas e olhos pintados de preto; manchas em tinta vermelha representando sangue na testa, no pescoço, no dorso das mãos e na parte superior dos pés; perna esquerda flexionada, tendo o pé com perfuração no dorso; perna direita articulada, com pino de metal abaixo do joelho para a fixação da imagem na base. A imagem veste túnica longa de tecido de cor azul escura, sobreposta a túnica longa de tecido de cor branca, orlado de renda na gola e na saia; cordão de linha vermelha entrançada, atada na cintura. Cruz de madeira, pintada de preto, apoiada sobre o ombro direito da imagem, constituída por duas travessas largas e lisas de madeira, pintada de preto, com dois pregos de ferro (ou aço oxidável) sem cabeça atravessados numa das travessas, para apoio na imagem. Base chanfrada e perfilada, pintada de preto, apresentando cinco faces laterais trabalhadas e as costas lisas; a face superior da base possui pino e orifício para encaixe do pé esquerdo e do joelho direito da imagem, respectivamente.
Observação: A cruz foi retirada da imagem no ano de 2006 - ver Referências Documentais. Medidas da cruz (em 10/05/2010): altura = 15cm x largura = 17cm x espessura = 0,5cm x largura da travessa = 4cm.
Estado de conservação: Regular. Necessita tratamento de restauração. A pintura está descascando em várias partes, especialmente na base. A imagem está com alguns dedos da mão direita quebrados, com partes faltantes. A indumentária de tecido está bastante desbotada. Havia um cordão de algodão branco (cíngulo) amarrado à cintura da vestimenta, que talvez tenha sido retirado na mesma época que a cruz.
Obs: “TAINACAN - Campo 'Descrição' revisado pela museóloga Janine Ojeda em 16/11/2019 para lançamento do Tainacan em 6 dezembro de 2019.
Classificação
Estilo
Altura (cm)
24.8
Largura (cm)
21.2
Profundidade (cm)
19.2
Material
Técnica
Estado de conservação
Regular
Local de produção
Complemento - Local de produção
Data de produção
Data de aquisição
1962