Número de registro
4670
Denominação
Escultura Abstrata
Título
Bandeira Pálida
Autor
Descrição
Obra de médio porte confeccionada a óleo sobre papel e madeira, representando uma releitura da bandeira nacional brasileira. Apresenta parte frontal recoberta por papel em tom pastel, contendo partes em relevo correspondentes a: círculo disposto à esquerda, e, paralelamente, à direita, quadrado contendo círculo menor na parte interna. Verso da peça em suporte em madeira, com partes em relevo pintadas em tom marrom, que correspondem à estruturação de símbolos geométricos: círculo arrematada nas partes inferior e superior por duas ripas retangulares, e, paralelamente, outra estrutura composta por oito ripas, sendo quatro mais largas e, em seu interior, quatro mais delgadas, que emolduram a estrutura vazada do círculo menor central. Peça assinada no verso (vide Marcas/Inscrições).
Definição conceitual da obra pelo artista: "Bandeira Pálida propõe uma releitura simbólica da bandeira nacional brasileira por meio da abstração geométrica. A obra se apropria das formas fundamentais presentes no estandarte original — o círculo, o quadrado, o losango e o retângulo — reorganizando-as em composições inéditas que preservam a memória visual do símbolo, ao mesmo tempo em que o desconstroem. A paleta monocromática, em tom de pele, uniformiza todos os elementos e lhes confere uma nova carga semântica. Ao substituir as cores oficiais por uma cor única e corporal, a obra ressignifica a simbologia da bandeira, abrindo espaço para reflexões sobre identidade, pertencimento e neutralidade simbólica."
Marcas/Inscrições
No verso do objeto, em tinta branca, assinatura e iniciais do artista: "Ricardo/Homen/RHn".
Classificação
Estilo
Altura (cm)
26
Largura (cm)
36
Profundidade (cm)
2
Material
Técnica
Temas
Estado de conservação
Bom
Complemento - Local de produção
Data de produção
Data de aquisição
31/10/2025
Instituição proprietária
Instituição detentora
Fotografia
Imagens enviadas pelo artista em 01/08/2025.
Exposições
Exposição: "Ricardo Homen: À Espreita do Desvio"
Acervo: pintura e esculturas do artista plástico Ricardo Homen
Curadoria: Alex Calheiros
Local: Sala Manoel da Costa Athaíde (anexo) e circuito expositivo do Museu da Inconfidência. Ouro Preto, Minas Gerais
Período: 02/08 a 16/11/2025 (exposição prorrogada)
Apoio: Galeria AM; Galeria Karla Osório e Van Gogh Molduras
Obs: A peça "Bandeira Pálida" integrou o circuito expositivo do museu, sendo disposta no interior de vitrine da Sala Império, no primeiro piso.


