Descrição
Imagem em madeira (cedro) esculpida, dourada e pintada, representando Nossa Senhora do Rosário. Figura feminina, de pé, com os cabelos castanhos longos e ondulados, tendo mechas caídas à frente dos ombros, sob véu curto esvoaçante. Sobrancelhas e olhos castanhos pintados, nariz comprido e lábios cerrados. Traja túnica longa, de mangas compridas, com motivos decorativos fitomórficos em verde, vermelho e dourado, ostentando, na parte frontal, na altura do peito, emblema dourado com a inscrição: IHS. Sobre a túnica, apoiado sobre seu ombro esquerdo, manto longo esvoaçante, em verde e vermelho, com motivos decorativos fitomórficos e fímbria em dourado. No braço direito, a manga da túnica encontra-se presa através de rosácea, com pétalas representadas através de círculos, com botão ao centro em formato de losango. Panejamento movimentado. Braço direito flexionado, com a mão segurando atributo, que falta (rosário). Braço esquerdo flexionado, com a mão apoiando parte do manto e o Menino Jesus. Perna direita ligeiramente flexionada. Pé esquerdo calçado, aparente. À esquerda de Nossa Senhora, apoiada em seu braço, figura de criança, representando o Menino Jesus, desnudo, assentado, com os cabelos curtos lisos dourados e cacheados nas pontas, sobrancelhas castanhas pintadas, olhos azuis de vidro, nariz achatado e boca cerrada, com lábios finos; braço direito flexionado, com a mão direita elevada em posição de benção; braço esquerdo flexionado, com a mão segurando atributo, que falta (rosário); pernas flexionadas; perna esquerda dobrada, com o pé encostado no joelho direito. Aos pés da Nossa Senhora, nuvem estilizada e sete querubins dispostos em duas linhas horizontais, estando três na parte superior e quatro na parte inferior; os querubins possuem cabelos castanhos cacheados, sobrancelhas castanhas e olhos azulados pintados, nariz arrebitado, bochechas proeminentes e lábios pequenos, cerrados, na cor vermelha; apresentam asas em verde, vermelho e dourado, esgrafitadas. Base octogonal escalonada, em tom marrom e vermelho (marmorizado), e dourada. Nas costas da imagem, grande abertura retangular escavada na madeira, possivelmente com o intuito de diminuir o peso da escultura, facilitando o transporte da mesma nas procissões.