Descrição
Descrição Vanessa: Oratório, confeccionado em madeira (cedro) talhada e esculpida, pintada e dourada. Oratório constituído por caixa de madeira aberta na frente, com estrutura externa entalhada com volutas, pintada externamente em tons de azul, vermelho e branco, marmorizada, e dourada. Frontão curvo recortado; tímpano ornamentado com volutas douradas. Abertura do nicho em arco pleno ladeado por colunas salomônicas; perfil de camarim esculpido com semicírculos dourados. Base escalonada, apoiada sobre quatro pés. Na parte superior, corte longitudinal para encaixe de vidro. Faces laterais externas e costas lisas, sem acabamento e sem pintura. O oratório tem, internamente, as laterais, o teto e o fundo pintados de azul.
Descrição Janine: Oratório portátil, em madeira (cedro) talhada e esculpida, pintada e dourada. O objeto é composto por caixa retangular, aberta à frente, com abertura para nicho em arcopleno apresentando pintura marmorizada em tom vermelho e branco, além de arremate superior em frontão, composto por curvas e contracurvas douradas, tendo pintura marmorizada nos tons azuis, além de quatro desenhos em branco, um deles parcialmente circundado por pontilhado. Ladeando o perfil de camarim rendilhado em semi-círculos e dourado, duas colunas salomônicas complementam a ornamentação na parte frontal do objeto. Base quadrangular em quatro pés, escalonada e com pintura marmorizada em tom vermelho e branco. Na parte interna do oratório, fundo em tom azul claro. Na parte superior da cúpula corte longitudinal para encaixe de vidro (inexistente). Parte posterior lisa e sem pintura, com recorte para encaixe da imagem.
Obs: “TAINACAN - Campo 'Descrição' revisado pela museóloga Janine Ojeda em 16/11/2019 para lançamento do Tainacan em 6 dezembro de 2019.” Adotada a descrição de Janine com atualizaçơes.