-
Pintura histórica
- Voltar
Documentos
Metadados
Miniatura
Número de registro
3579
Denominação
Pintura histórica
Título
A Condenação de Tiradentes
Autor
Fabricante
Ver Autor
Descrição
Pintura Histórica, representando A Condenação de Tiradentes. Pintura a óleo sobre tela, em moldura de madeira talhada. Cena de interior, apresentando, à esquerda, figura masculina, possivelmente o representante da Coroa Real Portuguesa, de pé, em trajes sociais da segunda metade do século XVIII (com peruca longa, branca) e apontando com a mão direita um documento colocado sobre um suporte não identificado à sua frente. À esquerda da cena, quatro figuras humanas masculinas representando possivelmente personagens religiosos. Da esquerda para a direita: figura masculina, de pé, voltada para a direita, trajando veste escura e com objeto não identificado na mão direita. À sua esquerda, figura masculina, de pé e de perfil voltado para a direita, trajando casula (?) vermelha e alva sobre veste escura. Em seguida, figura masculina, de pé, com a cabeça voltada para a esquerda e trajando veste escura. À direita, figura masculina, de pé e de costas, trajando veste escura. Ao fundo da cena, à esquerda, crucifixo e três linhas verticais (velas?). No campo central da cena, à frente do representante da Coroa, figura masculina representando Tiradentes, de pé, voltado para a esquerda, de barbas e cabelos longos castanhos escuros; traja túnica longa branca sobre calças escuras, tem os pés descalços, o braço direito levantado à frente e o esquerdo flexionado, com a mão apoiada sobre o peito, em atitude de juramento. Às suas costas, grupo de figuras masculinas representando os demais inconfidentes (?). Da esquerda para a direita: figura masculina, de pé, voltada para a esquerda, com barba e cabelos castanhos escuros, pés descalços e trajando calças vermelhas e colete marrom sobre camisa de manga longa branca. A seguir, figura masculina, de pé, voltada para a esquerda, com barba e cabelos avermelhados (?), trajando casaco e calças azuis, com os pés descalços. Demais figuras com trajes não identificados e voltados para a esquerda. À direita, em primeiro plano, figura masculina representando um bispo (?), idoso, sentado, de perfil à esquerda, com barba e cabelos grisalhos, barrete e vestes vermelhos. Sob a cena, a seguinte inscrição: CONDENADO EU À FORCA E MEU CORPO ESQUARTEJADO, SEM MEUS COMPANHEIROS, MORRO PELA PÁTRIA E PELA LIBERDADE, MAS NĂO MORRERÁ A PÁTRIA E A LIBERDADE, MEU SANGUE E VOSSOS TORMENTOS TORNARĂO OUTROS PATRIOTAS QUE LIBERTARĂO A TERRA DE SANTA CRUZ DO DESPOTISMO E DA ESCRAVIDĂO. ESTA PÁTRIA SERÁ LIVRE E LÁ NA ETERNIDADE AOS PÉS DE DEUS, ESPERO SUA INDEPENDÊNCIA. MORRO PELA PÁTRIA E LIBERDADE, E VÓS OUTROS SOFREREIS POR ELAS! 15 DE OUTUBRO DE 1791 / JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER (O TIRADENTES). Há uma assinatura no canto inferior esquerdo, ilegível, possivelmente do autor da obra. Moldura de madeira talhada, fabricada recentemente na cidade de Tiradentes, segundo informação da Museóloga Responsável.
[Descrição] Pintura Histórica, representando A Condenação de Tiradentes. Pintura a óleo sobre tela, em moldura de madeira talhada. Cena de interior, apresentando vários personagens masculinos, a maior parte de pé, dos quais se destacam, no centro da cena, duas figuras de pé, uma voltada para a outra, que devem ser, à esquerda, o representante da Coroa Real Portuguesa, em trajes sociais da segunda metade do século XVIII (com peruca longa, branca), e, à direita, o personagem de Tiradentes, de barbas e cabelos longos, castanhos, vestindo túnica branca sobre calças escuras, de pés descalços, com o braço direito levantado à frente, e o esquerdo flexionado, com a mão apoiada sobre o peito, em atitude de juramento. Todos os outros personagens têm os olhos direcionados para esta cena principal. Destaca-se, também, à direita da cena, uma figura masculina ajoelhada de perfil à esquerda, idosa, com barbas e cabelos grisalhos, possivelmente um eclesiástico. O documento da condenação parece estar apoiado sobre uma grande pedra (?), colocada entre os dois personagens principais. Sob a cena, inscrição (vide campo Marcas/Inscrições). Há uma assinatura no canto inferior esquerdo, ilegível (deve tratar-se da assinatura do autor).
Descrição revisada por Janine Ojeda em 01/12/2019 para lançamento do Tainacan em 06/12/2019.
Marcas/Inscrições
Transcrição: "CONDENADO EU À FORCA E MEU CORPO ESQUARTEJADO, SEM MEUS COMPANHEIROS, MORRO PELA PÁTRIA E PELA LIBERDADE, MAS NĂO MORRERÁ A PÁTRIA E A LIBERDADE, MEU SANGUE E VOSSOS TORMENTOS TORNARĂO OUTROS PATRIOTAS QUE LIBERTARĂO A TERRA DE SANTA CRUZ DO DESPOTISMO E DA ESCRAVIDĂO. ESTA PÁTRIA SERÁ LIVRE E LÁ NA ETERNIDADE AOS PÉS DE DEUS, ESPERO SUA INDEPENDÊNCIA. MORRO PELA PÁTRIA E LIBERDADE, E VÓS OUTROS SOFREREIS POR ELAS! 15 DE OUTUBRO DE 1791 / JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER (O TIRADENTES)". Há, também, uma assinatura no canto inferior esquerdo, ilegível, possivelmente do autor da obra.
Classificação
Altura (cm)
144.2
Largura (cm)
216
Profundidade (cm)
13.3
Material
Técnica
Estado de conservação
Regular
Local de produção
Complemento - Local de produção
Data de produção
Data de aquisição
1940-1980
Instituição proprietária
Fotografia
Crédito dos registros fotográficos da obra: Janine Ojeda/servidora do MDINC, durante a vistoria "in loco" realizada no Museu Casa do Padre Toledo, em Tiradentes, no dia 03/09/2020.
Novos registros fotográficos feitos pela servidora do MDINC Janine Ojeda em vistoria realizada em Tiradentes, MG, no dia 04/09/2020 (Fotos 3573_005 a 3573_013).
Novos registros fotográficos feitos pela servidora do MDINC Janine Ojeda em vistoria realizada em Tiradentes, MG, no dia 04/01/2022 (Fotos 3573_014 a 3573_023 ).
Exposições
- Exposição de longa duração do Museu Casa do Padre Toledo, em Tiradentes (MG).