-
Pintura religiosa
- Voltar
Documentos
Metadados
Miniatura
Número de registro
1611
Denominação
Pintura religiosa
Título
Santa Ceia
Fabricante
Ver Autor
Descrição
Pintura Religiosa, representando a Santa Ceia. Pintura a óleo sobre tela, em moldura de madeira talhada e perfilada. Ao centro da cena, a figura de Jesus Cristo, de frente, cercado pelos doze Apóstolos, estando seis Apóstolos posicionados de cada lado, sentados em torno de uma mesa de tampo circular, coberta por toalha de tecido de cor branca, pendente das bordas. Jesus tem a cabeça circundada por aura, cabelos longos e barba curta, castanhos, braços flexionados, com a mão direita erguida em atitude de benção e a mão esquerda segurando um pão. Todos os personagens trajam túnicas longas, a maioria em tons de azul, de mangas compridas, às quais se sobrepơem mantos, quase sempre em tons de marrom. Todos possuem barba e bigode, com exceção de um personagem imberbe, o que se posiciona ao lado esquerdo de Cristo. Sobre a mesa, um cálice e uma bandeja ou prato oval, com păes, ossos e duas facas de lâminas longas e cabos de madeira, atravessadas. À direita da cena, destaca-se a figura de Judas, de costas, com o corpo inclinado para a frente, cabeça voltada à sua direita, segurando com a mão esquerda um saco de moedas. Em primeiro plano, piso decorado com motivos enxadrexados, em preto-e-branco; no canto inferior à direita da cena, aparece uma galheteira constituída por bandeja oval, de bordas altas, e duas galhetas, uma para a água e outra para o vinho; à esquerda da cena, um incensório fumegante. Ao fundo da cena, na penumbra, vislumbra-se a arquitetura do ambiente, destacando-se paredes, colunas e uma escada (?); vê-se, ainda, à esquerda, um cortinado em tons de vermelho. Pendente do teto, um lustre de quatro velas, acesas. Chassi de madeira (cedro), com molas de metal. Moldura de madeira (cedro), frisada e escalonada. Durante o processo de restauração, pôde ser lida a seguinte inscrição, que deve corresponder à assinatura do autor: Xaverius Mariannensis fecit, o que possivelmente signifique: feito por Xavier de Mariana. A inscrição aparece em tinta vermelha, na parte central inferior da cena. Estado de conservação: Bom. A obra encontrava-se em péssimo estado de conservação, tendo permanecido guardada na Reserva Técnica por longos anos. Recebeu tratamento de restauração no Laboratório de Conservação e Restauração do Museu da Inconfidência, aos cuidados da Restauradora Maria Cristina Valério, entre novembro de 1999 e outubro de 2001. Principais intervençơes realizadas: planificação, reintelamento, limpeza e reintegração da camada pictórica. O objeto recebeu novos chassi e moldura, em cedro, confeccionados especialmente pelo marceneiro Adriano Luiz Gonzaga, de Ouro Preto. O chassi foi executado no final do ano de 1999 e a moldura no segundo semestre de 2001.
Descrição revisada por Janine Ojeda em 01/12/2019 para lançamento do Tainacan em 06/12/2019.
Marcas/Inscrições
Inscrição em tinta vermelha, na parte central inferior da cena, que deve corresponder à assinatura do autor: Xaverius Mariannensis fecit, o que possivelmente signifique: feito por Xavier de Mariana.
Classificação
Estilo
Altura (cm)
223.5
Largura (cm)
142.5
Material
Técnica
Estado de conservação
Bom
Local de produção
Complemento - Local de produção
Data de produção
Data de aquisição
1940
Instituição proprietária
Instituição detentora
Fotografia
Novos registros fotográficos foram feitos na Reserva Técnica do museu pela servidora Janine Ojeda em 01/08/2023 (1611_013 a 1611_032).