-
Retábulo
- Voltar
Documentos
Metadados
Miniatura
Número de registro
350
Denominação
Retábulo
Fabricante
Ver Autor
Descrição
Retábulo, em madeira talhada e esculpida, pintada e dourada. Conjunto unitário constituindo um Retábulo de estrutura arquitetônica e ornamental, composto de um corpo central e dois apainelados laterais, um de cada lado. O corpo central está dividido em duas partes, a inferior e a superior. As laterais são constituídas de tábuas longitudinais, que formam apainelados, onde se encontram pinturas iconográficas representando os quatro evangelistas. A parte inferior do corpo central do Retábulo é constituída pela mesa do altar, que avança à frente em relação à parte superior. A mesa do altar é confeccionada com tábuas lisas, é pintada nas faces anterior e laterais em tons esmaecidos de azul, com aplicações de ornatos entalhados e dourados, de estética rococó. A face anterior da mesa do altar tem os ornatos dispostos em duas faixas horizontais molduradas por frisos sinuosos, entalhados e dourados, subdivididas em seis campos de tamanhos diferenciados; os ornatos têm a forma de conchas assimétricas, volutas em curvas e contra-curvas e motivos fitomorfos, destacando-se, centralizada, uma cartela. A parte superior do corpo central do Retábulo, em alçado sobre a mesa do altar, é composta por estrutura ornamental de elementos arquitetônicos e fitomórficos, esculpidos e dourados, tendo o fundo pintado em tons de branco e marmorizados em tons de vermelho e branco, e de azul e branco. Destaca-se no conjunto um camarim ou nicho central, perfilado, ladeado por pilastras misuladas e que apresenta, em sua extremidade inferior, um sacrário cerrado por porta com ornato esculpido, pintado e dourado, com o símbolo do Sagrado Coração de Jesus (coração raiado sobre nuvens, encimado por uma cruz). Sobre o sacrário, pequena peanha para a colocação de uma imagem. O camarim está arrematado, em sua extremidade superior, por três querubins conjugados, esculpidos, pintados e dourados. Laterais às pilastras misuladas, aparecem duas peanhas com seus respectivos dosséis, uma de cada lado, para a colocação de imagens. O conjunto central apresenta coroamento em forma de baldaquino (ou dossel), constituído por tábuas lisas, arrematado nas bordas por sanefa recortada em forma de franja, pintada em tons de azul e dourada nos bordos; de cada franja pendem borlas entalhadas e douradas. O baldaquino avança à frente, em armação saliente, projetando-se sobre a mesa do altar. As laterais apaineladas constituem-se, cada uma, de duas tábuas longitudinais lisas, fixadas por travessas horizontais em sua face posterior, pintadas a têmpera, onde se destacam as representações dos quatro evangelistas, dentro de molduras ovais pintadas, dispostas verticalmente, duas de cada lado. Cada oval está frisado nos bordos e arrematado por laço em sua extremidade superior. No painel lateral à esquerda do espectador, estão representados, acima, São João e, abaixo, São Lucas. No painel lateral à direita do espectador, estão representados, acima, São Marcos e, abaixo, São Mateus. Cada painel está moldurado em suas extremidades inferior e superior, tendo, no terço inferior, pintura lisa em tonalidade de branco, e, na parte superior, pintura imitando sanefa vermelha com franjas. São João está representado por figura masculina, jovem e imberbe, sentada, com o corpo ligeiramente voltado à sua esquerda, cabeça envolvida por raios, cabelos castanhos longos, ondulados, caídos sobre os ombros, olhar direcionado à frente, orelhas aparentes. Traja túnica de cor azul, decotada, de mangas compridas, e manto de cor vermelha, envolvendo as pernas; apresenta livro aberto, pousado sobre o colo, braço direito flexionado, apoiado sobre o livro, tendo à mão direita uma pena branca; braço esquerdo estendido à frente, com a mão esquerda apoiada sobre a perna. A seu lado esquerdo (à direita do espectador) vê-se a figura de uma ave (águia), de pé e de perfil, voltada à esquerda, com o olhar direcionado ao santo, a cabeça levantada, penas pintadas na cor azul, tendo, no bico de cor vermelha, entreaberto, pendente de corrente, um recipiente (tinteiro). Ao fundo, paisagem esboçada, distingüindo-se apenas céu e terra, em dois campos visuais. Sob a moldura oval, uma pequena tarja encurvada com a seguinte inscrição: S.JOAO. São Lucas está representado por figura masculina, de meia-idade, sentada, com o corpo ligeiramente voltado à sua esquerda, cabeça envolvida por raios, voltada para cima, cabelos castanhos curtos, barba e bigode castanhos, olhar direcionado para cima. Traja túnica branca, longa, de mangas compridas, decote arredondado, e manto branco apoiado sobre o ombro esquerdo e caindo sobre a perna direita (a falta de cor na túnica e no manto dá a entender que a pintura está inacabada). Braço esquerdo flexionado, com a mão esquerda segurando a extremidade superior de um livro aberto apoiado entre as pernas. Braço direito flexionado, com a mão direita segurando uma pena branca apontada para o livro. A seu lado direito (à esquerda do espectador) vê-se a cabeça de um touro, de perfil, voltada à esquerda, com o olhar direcionado à frente, pintada de vermelho, tendo chifres longos. Ao fundo, paisagem esboçada, distingüindo-se apenas céu e terra, em dois campos visuais. Sob a moldura oval, uma pequena tarja encurvada com a seguinte inscrição: S.LUCAS. São Marcos está representado por figura masculina, de meia-idade, sentada, com o corpo voltado à sua direita, cabeça envolvida por raios, inclinada para baixo, cabelos castanhos curtos, ligeiramente calvo, barba e bigode castanhos, olhar direcionado para baixo. Traja túnica de cor azul, longa, de mangas compridas, com decote arredondado, e manto de cor branca, apoiado sobre seu ombro direito e cruzando o tronco em diagonal, caindo do lado esquerdo. Braço esquerdo flexionado, com a mão esquerda segurando a extremidade superior de um livro aberto apoiado sobre as pernas. Braço direito flexionado, com a mão direita segurando uma pena branca apontada para o livro. Pé esquerdo aparente, descalço. A seu lado esquerdo (à direita do espectador) vê-se a figura de um leão deitado, a meio-corpo, pintado em tons de vermelho e branco, com o olhar direcionado à frente e as duas patas estendidas. Ao fundo, paisagem esboçada, distingüindo-se céu e terra, em tons de branco e azul, em dois campos visuais, aparecendo também, à direita do espectador, uma árvore com o tronco em tons de ocre e a copa em tons de azul. Sob a moldura oval, uma pequena tarja encurvada com a seguinte inscrição: S.MARCOS. São Mateus está representado por figura masculina, idosa, sentada, com o corpo voltado à sua direita, cabeça envolvida por raios, virada à sua esquerda, cabelos grisalhos curtos, ligeiramente calvo, barba e bigode grisalhos, olhar direcionado à frente. Traja túnica de cor azul, longa, de mangas compridas, com decote arredondado, e manto de cor vermelha, apoiado sobre seu ombro direito, cruzando nas costas e caindo do seu lado esquerdo. Braços flexionados, com as duas mãos segurando as extremidades de um livro aberto apoiado sobre as pernas, tendo ainda, em sua mão direita, uma pena de cor branca. A seu lado esquerdo (à direita do espectador) vê-se a figura de um menino, a três quartos, de pé, de frente, com a cabeça ligeiramente voltada à sua direita, cabelos castanhos presos na nuca, com o olhar direcionado ao santo, trajando túnica longa, de cor azul-clara, decotada, cintada, com mangas a meio dos braços; braço direito flexionado e apoiado sobre o ombro esquerdo do santo; braço esquerdo estendido à frente. Ao fundo, paisagem esboçada, distingüindo-se apenas céu e terra, em tons de branco e azul, em dois campos visuais. Sob a moldura oval, uma pequena tarja, encurvada, com a seguinte inscrição: S.MATHEUS. O conjunto parece ter sido executado por mais de um artista e em épocas diferentes. Salvo erro, sob o aspecto estilístico, o conjunto, embora com caracterísitcas do estilo Rococó, já apresenta influência do estilo Neoclássico, percebendo-se isso especialmente na existência do fundo claro ressaltando a talha e nas molduras de formato oval da iconografia.
Marcas/Inscrições
Sob cada estrutura oval que emoldura cada um dos quatro santos representados, pequena tarja, cada qual com a seguinte inscrição: S.JOAO / S.LUCAS / S.MARCOS / S.MATHEUS
Classificação
Estilo
Altura (cm)
325.3
Largura (cm)
334.2
Profundidade (cm)
109.8
Técnica
Estado de conservação
Bom
Local de produção
Complemento - Local de produção
Data de produção
Data de aquisição
1940-1946
Instituição proprietária
Instituição detentora
Exposições
- Exposição internacional "Brazil: Body and Soul" (EUA)
Período expositivo: 11/10/2001 a 01/06/2002
Local: Solomon R. Guggenheim Museum, Nova Iorque
Organização: Associação "Brasil: + 500", da Fundação Bienal de São Paulo, e Fundação Guggenheim